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Adaptação Escolar: Amor e Acolhimento

Todo início de ano, o tema da adaptação se apossa de nossos pensamentos, e uma avalanche de sentimentos invade todos os envolvidos nesse processo: conhecer o grupo de colegas, as professoras, a sala de aula, o espaço, a rotina.

Toda criança, seja qual for sua história e sua idade, passará pelos primeiros dias de aula e enfrentará as novas demandas. Para algumas delas, o contexto escolar é completamente novo. Até então, elas conviviam exclusivamente com suas famílias e estavam totalmente asseguradas do espaço e do convívio social com as pessoas às quais já tinham acesso. A entrada na escola proporcionará a introdução da criança em novos espaços, além de a envolver com outras pessoas até então desconhecidas, principalmente outras crianças da mesma faixa etária que a dela, com as mesmas facilidades, mas também com as mesmas necessidades, e isso, certamente, será de uma riqueza social e pessoal ímpar. O desconhecido gera desconforto. As crianças que frequentam a escola pela primeira vez vivenciam, mesmo que em intensidades diferentes, a ansiedade da separação: elas temem que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono. 

Os pais, por sua vez, também ficam ansiosos para ver qual será a reação do filho em contato com pessoas até então desconhecidas e anseiam para que as suas expectativas em relação ao êxito na adaptação escolar sejam alcançadas. Em suma, o início dessa nova etapa de vida gera inquietação e, certamente, imprime mudanças significativas na vida da criança e de seus familiares, exigindo que todos passem por um processo de adaptação.

Sair de um espaço conhecido e seguro, dar um passo à frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para o qual a criança precisa olhar, precisa perceber, sentir e avaliar, leva às mais diferentes reações: permanecer no espaço seguro e protegido, seguir adiante ou desistir e voltar atrás. É a ação coesa e coerente entre pais e escola que favorecerá o êxito em uma nova fase da vida: o “ser” estudante. E, nesse momento da vida, a criança se deparará com duas conquistas fundamentais, entre muitas outras: a independência e a autonomia.

Postado em : 06/02/2019 15:42